Prefeito, vice-prefeito e secretária de Educação discutem com a Seduc situação de escolas estaduais em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Em agenda na capital nesta segunda (31/05) e terça-feira (01/06), o prefeito Gustavo Melo (PSB), o vice-prefeito Freud Fraga (DEM) e a secretária de Educação, Paula Regina Fraga, discutiram as condições físicas e estruturais de escolas estaduais no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O assunto na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi tratado com o assessor especial Adão Brizola. O objetivo foi buscar diálogo afim de melhorias para rede escolar da cidade para a oferta de melhores condições de ensino-aprendizagem para profissionais da educação e alunos.

“Alguns prédios estão em situação precária. São antigos e com problemas estruturais”, pontou o prefeito Gustavo Melo logo no início da reunião. A primeira pauta imbricou na situação da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, no Bairro Aeroporto. A Seduc se comprometeu em proporcionar um projeto para construção de uma nova unidade com 12 ou 14 salas contando também com refeitório, reforma da quadra, mobiliário e climatização. O investimento que terá contrapartida da Prefeitura deve girar em cerca de R$ 5 milhões.

A situação do prédio da Escola Plena Carlos Hugueney também esteve nas tratativas com o assessor especial da Seduc. A unidade deve passar por uma reforma, incluindo a edificação de uma nova em substituição a uma que precisa ser demolida. A implantação de espaços para prática de atividades de recreação aos alunos, climatização e novo mobiliário também está previsto pela Seduc. A Prefeitura, através da engenheira Maysa Quintiliano, vai concentrar esforços na execução do projeto.

A reforma e climatização da Escola Estadual Onecídio Manoel de Rezende, no Distrito do Buriti, também foi discutida pelo prefeito. A Seduc sinalizou com a previsão de investimentos de R$ 300 mil na unidade. Já na rede municipal, foi previamente discutida uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para reforma da Escola Adalcy Conceição Rodrigues, no Bairro Gabiroba. Um novo encontro será marcado para tratar o assunto.

CLIMATIZAÇÃO INSTITUTO MARIA AUXILIADORA - Através de gestão do prefeito, intervenção do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, e apoio da Câmara de Vereadores, o Instituto Maria Auxiliadora vai receber 52 aparelhos de ares condicionados. A climatização da unidade vai melhorar as condições de aprendizagem dos alunos e de trabalho dos profissionais lotados na unidade.

Também participaram da reunião na Seduc a primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Priscila Dourado, a engenheira civil da Prefeitura Maisa Quintilhano Silva e a Alini Barros, assessora parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi.